É uma terapia de resultados breves, focada e orientada para a resolução de problemas emocionais e psicossomáticos.
A TRG é capaz de te libertar de traumas, fobias, compulsões, depressão e crises de pânico a partir da raiz dos problemas que ficam gravados no nosso inconsciente, criando bloqueios e limitações.
É o método de reprocessamento do início do tratamento, do momento que começamos a limpar os problemas emocionais a partir da infância (desde o nascimento) até o momento presente. É comum utilizarmos o reprocessamento por intervalos de tempo em anos, por exemplo, dos 0 aos 10, dos 10 aos 15, dos 15 aos 20, e assim por diante, mas dependendo da situação e eventos para serem reprocessados, podemos reduzir ou aumentar esse tempo.
É o método de reprocessamento baseado exclusivamente pela reação de dor apresentada no corpo e é uma forma excelente de agir no reprocessamento de pessoas que, durante a sessão, apresente algum desconforto físico em qualquer parte do corpo ao passar pelas emoções durante o processo naquele momento. Geralmente, este método é utilizado combinado com o método cronológico. Tratar as dores tem sido um dos métodos mais eficientes durante a terapia.
Como o próprio nome diz, o reprocessamento é realizar a partir de temas, onde o terapeuta identifica qual o tipo de problema emocional que afeta a vida do paciente, ou o próprio paciente informa, seja na anamnese ou durante as sessões. são exemplos de tema, o pânico, bullying, medo, dentro outros neste e nestes casos, iremos focar no reprocessamento de cada tema de forma separada tratando todas às vezes em que a pessoa teve ou sofreu pelo tema.
Muitas pessoas não sabem que para o inconsciente não existe passado nem futuro, pois ele é atemporal. Para ele só existe o presente. E isso é tão forte que muitas das associações feitas pelo inconsciente de como será o futuro, pode desencadear níveis de ansiedade que fazem com as pessoas tenham medo e sofram muito com isso.
O método de reprocessamento futuro, prepara a pessoa para enfrentar o futuro tranquilamente e com confiança, ou seja, é como se estivesse vivendo hoje o que ela teme viver no futuro e tratando da mesma forma que se tivesse vivido no passado.
A partir do momento em que todos os problemas futuros forem removidos, sejam eles os medos vencidos ou traumas superados, não haverá mais crenças limitantes, nem fobias, nem ansiedade e nem sofrimento, pois você já não será a mesma pessoa e estará muito preparada para superar qualquer coisa.
É aqui que a pessoa se transforma de verdade na sua melhor versão, em tudo o que sempre sonhou ser. É onde ela irá se sentir muito mais forte e capaz de identificar o seu potencial para enfrentar qualquer situação que virá pela frente. Imaginando se vivendo uma vida plena, livre dos problemas emocionais que te afetaram durante toda a sua vida.
O que tem pensado de tudo isso? Onde acredita que precisa e pode melhorar? Quais são as suas dúvidas?
Comente e vamos debater.
Diocleciano Tomé Dada – 21/11/2024