Estamos vivendo tempo de mudanças, seja por vontade de crescimento ou pela necessidade de adaptação ocasionadas pela atual situação da crise mundial.
A área da segurança do trabalho em meu ponto de vista, será umas das mais atingidas por essas mudanças e precisará de uma forma ou de outra se reinventar.
Não caia na armadilha de achar que serão os mais capacitados e ou inteligentes que irão sobreviver bem no mercado nesse momento, mas sim aqueles profissionais que se adaptarem melhor, perante às novas transformações e realidade.
Mais do que nunca é hora de buscarmos atualização, e de alguma forma precisamos estar alinhados com a nova realidade.
Nossas Normas Regulamentadoras vem sofrendo alterações constantes e precisamos estar por dentro de tudo para que possamos atendê-las e principalmente garantir com que a empresa esteja orientada quanto à estas novas exigências.
As pessoas continuarão executando atividades de alto risco, tais como, trabalhos em altura, espaços confinados, operação de equipamentos móveis (ponte rolante, empilhadeira, pá carregadeira, trator, escavadeira, plataforma de trabalho aéreo), trabalhos com eletricidade, além da exposição a produtos químicos perigosos em qualquer condição física que seja, mas com a cabeça voltada para um trabalho seguro ou preocupado com a crise atual?.
E como já sabemos, toda atividade perigosa precisa de foco na segurança, de atitude prevencionista, o trabalhador mais do que tudo precisa ser direcionado a focar na sua segurança nesse momento.
O que tem pensado de tudo isso? Está se preparando? Onde acredita que precisa e pode melhorar? Quais são as suas dúvidas?
Comente e vamos debater.
Diocleciano Tomé Dada – 13/04/2020